Plantão

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Especialista responde: Como acabar com o mal cheiro dos pés

A primeira coisa a ser determinada é se o cheiro vem da sua pele ou se o problema tem origem numa reação química entre o seu suor e o material dos sapatos. Certos tipos de calçados – por exemplo, pantufas de tecido, que absorvem suor e células mortas da pele – têm uma tendência a ser problemáticos. Se o problema só ocorre com um par de sapatos ou chinelos, pare de usá-los.

Use calçados saudáveis de boa qualidade (de materiais que “respiram” e não são sintéticos). Além disso, lave os pés pelo menos uma vez por dia. Se o problema persistir, pode ser que você não esteja tomando banho e trocando as meias suadas depois da malhação. Troque as meias por um par de meias limpas (não-absorventes) depois de tomar banho, e você deve sentir uma melhora. Se seus pés suam muito, pode ser necessário trocar as meias pelo menos duas vezes por dia.

Se essas soluções não resolverem o assunto, você pode tentar outras estratégias:
  • Use um desodorante. Tente aplicar um desodorante normal (para uso nas axilas) nos pés duas vezes por dia – de manhã, antes de colocar as meias, e antes de dormir. Na metade dos casos persistentes, isso elimina o chulé. Se o desodorante normal não funcionar, existem substâncias mais poderosas que podem ser prescritas pelo seu médico.
  • Tente homeopatia. Algumas pessoas têm sucesso com a imersão dos pés em óleo de meleleuca. O nome é estranho mas a substância funciona bem. Acredite!
  • Use botox. O botox funciona através da paralisia das glândulas sudoríparas. É muito eficaz, mas para ser usado em último caso: exige pelo menos 150 furinhos na sola do pé, e um tratamento só dura seis meses. E além disso custa caro. Muito caro.

Por Dr. John E. Mancuso para Men's Life Today

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates