Sunga ou bermuda? Se não houver uma cara-metade para ditar a resposta, saiba que é uma questão de gosto. Na praia, ambiente propício ao lazer, o que vale é estar à vontade para aproveitar. Alguns trocam facilmente o desconforto da bermuda molhada pela sunga. Justa, criada especificamente para ter contato com água, ela não incomoda na mistura desconfortável de areia e sol e ainda ajuda a aumentar a área do bronzeado. Por outro lado, a bermuda cobre mais, não deixa o corpo exposto e dá mais liberdade aos movimentos. Experimente as muitas variações de sungas e bermudas que existem por aí e decida-se.
Para a consultora de imagem Mônica Girão, o que conta é o biotipo e o bom senso. “Acho que essas peças têm uma ligação com o tipo físico do sujeito. A sunga exige um corpo em forma. Um homem com pernas muito finas pode disfarçá-las vestindo bermuda ou short. Os que têm quadril muito grande também devem optar por eles. As bermudas também favorecem os homens “desbundados”. Mas é fundamental prestar atenção nas cores. Ninguém aguenta um homem muito branco de sunga vermelha”, brinca.
Também é importante também prestar atenção na modelagem. A estilista Marcela Virzi alerta para o que é mais adequado. “Acho calção tipo quadrado, reto e meio retrô, sempre mais elegante para o homem. Short me parece meio errado por milhões de razões: entra muita areia, deixa marcas muito grandes, fica com cara de desleixado... Mas para toda regra existe uma deliciosa exceção. Bermuda de surfista é sexy. De matar uma mulher fulminada nas areias!”, suspira.
Zizi Ribeiro é consultora de moda há mais de 20 anos e vê nos trajes de banho uma escolha muito íntima. "Acho que é um estilo pessoal. Para os que gostam de short sugiro que ele seja sempre acima dos joelhos, pois é um calção de banho e não uma bermuda para passeio", avalia. Já o stylist Rodrigo Coelho é adepto das sungas, mas faz ressalvas. “As de abas largas fizeram tanto sucesso que depois de lançadas nunca mais saíram das prateleiras das lojas. A febre foi tão forte que algumas chegaram a parecer shorts de banho. O fato é que, como tudo na moda acaba sendo reeditado, as sungas de abas finas estão voltando com tudo e dominando as praias cariocas”, garante, complementando: “Porém este modelo só deve ser usado por homens magros e bem definidos. As de abas largas continuam sendo as mais democráticas e podem ser usados pelos que estão acima do peso”.
E a dica final: antes de comprar, experimente o modelo. Não vale usar nada muito largo e nem apertado demais. O importante mesmo é se sentir bem com sua imagem no espelho.
Por Bia Rónai para Men's Life Today • Bia Rónai é jornalista. Trabalha como produtora na Rede Globo e prefere que o marido use short.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.