Plantão

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O verão está perto: mantenha sua pele saudável

Ah, finalmente o verão está chegando: pranchas de surfe e chope estupidamente gelado, havaianas e frescobol... e uma pele tão queimada, seca e problemática que é quase impossível fazer a barba. Para evitar essa eventualidade (sim, é possível evitar), pedimos conselhos a dois especialistas que já viram muitas peles detonadas. E se mesmo assim você insistir em fazer tudo errado, temos estratégias para você se recuperar e voltar logo para suas atividades prediletas (além de voltar a se barbear normalmente) sem ter adicionado anos de praia ao seu rosto.

Prevenção, Prevenção, Prevenção
Alma G., proprietária do salão que leva seu nome em Manhattan – e que é frequentado por celebridades como o ator Ashton Kutcher, de Two and a Half Man, acredita firmemente em medidas preventivas para manter a sua pele impecável. O uso do protetor solar fica em número um na sua lista de cuidados. “Deve-se usar SPF 30 no rosto e pelo menos 15 para o resto do corpo”, diz ela, acrescentando: “Aplique o protetor uns 20 minutos antes da exposição ao sol, para dar tempo de fazer efeito. Se você estiver envolvido em atividades que geram muito suor, reaplique o protetor algumas vezes durante o dia.”

Daniela Pranjic tem o emprego dos sonhos. Ela é gerente de dois spas na Republica Dominicana. Por conta disso, já teve que ajudar muitos hóspedes que, ávidos por sol e pelas praias do Caribe, acabaram detonando a pele. “Tem que ter calma, especialmente nos primeiros dias,” avisa Daniela. Antes de ficar rindo desses turistas bobos, lembre que isso vale para os primeiros dias de verão, onde quer que você viva. Para se preparar para a primeira onda de atividades fora de casa, Daniela indica tomar muita água e sucos. Em termos de roupa, chapéu e óculos de sol são fundamentais. Se as camisas tiverem proteção contra raios ultra-violeta, melhor ainda.

Mal pode esperar para entrar na piscina? Vá nessa, mas lembre-se que o cloro pode ter um impacto duplo: tira o seu filtro solar e também seca sua pele. Para lidar com o ressecamento, lembre-se de aplicar hidratante depois de sair da água. Não é necessário usar filtro solar para nadar na piscina depois do pôr do sol, mas uma boa alternativa é usar um pouco de óleo de bebê, que vai repelir o cloro da pele, e assim evitar que ela resseque. O cloro é ótimo para matar os germes na água mas não faz nada bem para o seu rosto. “Você vai ficar mais vulnerável a cravos e espinhas”, diz Alma G., “e por isso é importante esfoliar o rosto depois de sair da piscina.”

Se mesmo tomando todos esses cuidados o cloro está acabando com a sua pele, é melhor optar por um banho de mar. A água salgada pode fazer maravilhas para o seu rosto. “Funciona como um esfoliante, e seca lugares irritados”, diz Alma G. Surpreendentemente, um vento com areia também pode ter benefícios, atuando como esfoliante. Mas se você vai ficar exposto durante um tempão a essas condições beira-mar, lembre-se de usar um bom hidratante antes e depois dos mergulhos para que sua pele, depois de tanta esfoliação, não fique em carne-viva.

… e Recuperação
Tudo bem, você ficou tão empolgado brincando no mar com sua namorada que acabou esquecendo de reaplicar o protetor solar. E agora qualquer semelhança entre você e um camarão não é mera coincidência....Não se preocupe: Alma G. tem vários remédios caseiros à sua disposição para acalmar e reidratar sua pele queimada. Cápsulas de vitamina E, abertas e espalhadas delicadamente sobre as áreas afetadas, vão acelerar o processo de recuperação, assim como o Aloe Vera ou azeite de oliva. Um tratamento um pouco mais demorado, mas que Alma G. jura que é tiro-e-queda, é fazer uma mistura de leite integral com maçãs doces num liquidificador para criar uma máscara para as áreas queimadas. Faça o que fizer, evite a tentação de descascar a pele que infalivelmente vai começar a se soltar alguns dias depois do seu encontro malsucedido com o sol – a nova pele em baixo fica muito vulnerável, particularmente no rosto. A gente sabe que isso é uma tarefa bem difícil, mas procure um plástico bolha para se divertir, e deixe sua pobre pele se recuperar.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates