Plantão

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As 5 cores que não podem faltar no seu prato

As 5 cores que não podem faltar no seu prato



Você quer mais energia? Mais resistência? Nervos menos aflorados? Alimente-se usando cores e intensifique o valor dos fitoquímicos - compostos orgânicos encontrados em frutas e vegetais, conferindo a eles suas respectivas cores e benefícios nutricionais.

Carolyn Dean, médica especializada em neuropatia, é seguidora desse arco-íris há muitos anos. A pedido da Menslife ela explicou as variadas propriedades de alimentos vermelhos, laranjas, verdes, brancos e azuis para que você monte uma dieta equilibrada e combata possíveis problemas de saúde.

Vermelho
O que ingerir:
Tomate, beterraba, maçãs vermelhas, romã, framboesa, morango, melancia, amora, pimenta vermelha e outras frutas avermelhadas.
Por quê:
As mesmas frutas e vegetais responsáveis por manchar suas melhores camisas também são ótimas aliadas na proteção contra câncer de próstata, doenças cardiovasculares, diabetes e -- prestem atenção, rapazes -- infertilidade. Segundo a médica, alimentos vermelhos contêm boa quantidade de licopeno e antocianina, duas substâncias naturais das plantas, ricas em antioxidantes e outros componentes difíceis de pronunciar. Os antioxidantes, como se sabe, são moléculas poderosas que fluem pelo seu corpo unindo e neutralizando outras moléculas menos estáveis (conhecidas como radicais livres), que, se não examinadas, podem causar sérios danos às células.

Laranja e amarelo
O que ingerir:
Laranjas, mamão papaia, abóbora, cenoura, mandioca, limão, milho e abacaxi.
Por quê:
Um enorme copo de suco de laranja em caixinha pode fornecer a sua dose diária de vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos e na síntese de colágeno. No entanto, laranjas de verdade e outros alimentos dessa cor também fornecem os pigmentos alfa e betacaroteno. “Betacaroteno é o precursor da vitamina A”, revela Dean. “O corpo converte esse composto em vitamina A, que, por sua vez, propicia uma visão saudável, ossos mais fortes e pele macia”. Além disso as laranjas são ótimas aliadas contra a psoríase, uma doença de pele.

Verde
O que ingerir:
Espinafre, maçã verde, melão, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas e abacate.
Por quê:
O leite pode fazer bem ao corpo, mas o espinafre o deixa ainda melhor. Os alimentos verdes costumam ter concentrações maiores e de melhor absorção de cálcio do que os produtos derivados do leite. Eles ainda contêm luteína e zeaxantina, fitoquímicos importantes para a visão. “Sem falar da clorofila presente nos produtos verdes, que são ótimos desintoxicantes”, alerta Carolyn. “As algas, especificamente, representam um importante nutriente para mais de 325 atividades químicas do seu corpo!”. O segredo é: quanto mais escuro for o alimento verde, mais nutritivo ele será.

Branco
O que ingerir:
Pêra, banana, couve-flor, batata, cogumelo, cebola e alho.
Por quê:
Quando sentir necessidade de relaxar, coma uma cebola. O bulbo aromático, como a maioria dos vegetais esbranquiçados, é rico em alicina. “Esse poderoso antioxidante é famoso por combater a pressão alta e os altos níveis de LDL”, explica a médica. As frutas e os vegetais mais opacos carregam nutrientes que parecem estimular as células B e T do seu corpo, auxiliando todo o seu sistema imunológico. “Não podemos nos esquecer das bananas e das batatas, que carregam alta concentração de potássio, para um coração mais saudável”, lembra ela.

Azul e roxo
O que ingerir:
Amora, ameixa, uva roxa, beterraba, repolho roxo e berinjela.
Por quê:
Já houve época em que as frutas arroxeadas costumavam ser ignoradas pelos nutricionistas devido ao seu baixo teor de vitamina C. Hoje, esse mesmo grupo de especialistas recomenda a ingestão de 1 a 2 copos dessas frutas por dia. Por quê? “Elas são ricas em antocianina, que ajuda a reduzir o risco de pressão alta e a melhorar a saúde do coração”, explica Carolyn. As frutas e os vegetais arroxeados também são ricos em fibras e carregam antioxidantes, já tendo comprovado a redução de riscos de alguns tipos de câncer masculinos. E o melhor de tudo é que esses alimentos são pobres em calorias, ou seja, pode comer bastante que você não irá engordar.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates