
Você quer mais energia? Mais resistência? Nervos menos aflorados? Alimente-se usando cores e intensifique o valor dos fitoquímicos - compostos orgânicos encontrados em frutas e vegetais, conferindo a eles suas respectivas cores e benefícios nutricionais.
Carolyn Dean, médica especializada em neuropatia, é seguidora desse arco-íris há muitos anos. A pedido da Menslife ela explicou as variadas propriedades de alimentos vermelhos, laranjas, verdes, brancos e azuis para que você monte uma dieta equilibrada e combata possíveis problemas de saúde.
Vermelho
O que ingerir: Tomate, beterraba, maçãs vermelhas, romã, framboesa, morango, melancia, amora, pimenta vermelha e outras frutas avermelhadas.
Por quê: As mesmas frutas e vegetais responsáveis por manchar suas melhores camisas também são ótimas aliadas na proteção contra câncer de próstata, doenças cardiovasculares, diabetes e -- prestem atenção, rapazes -- infertilidade. Segundo a médica, alimentos vermelhos contêm boa quantidade de licopeno e antocianina, duas substâncias naturais das plantas, ricas em antioxidantes e outros componentes difíceis de pronunciar. Os antioxidantes, como se sabe, são moléculas poderosas que fluem pelo seu corpo unindo e neutralizando outras moléculas menos estáveis (conhecidas como radicais livres), que, se não examinadas, podem causar sérios danos às células.
Laranja e amarelo
O que ingerir: Laranjas, mamão papaia, abóbora, cenoura, mandioca, limão, milho e abacaxi.
Por quê: Um enorme copo de suco de laranja em caixinha pode fornecer a sua dose diária de vitamina C, que auxilia na cicatrização de ferimentos e na síntese de colágeno. No entanto, laranjas de verdade e outros alimentos dessa cor também fornecem os pigmentos alfa e betacaroteno. “Betacaroteno é o precursor da vitamina A”, revela Dean. “O corpo converte esse composto em vitamina A, que, por sua vez, propicia uma visão saudável, ossos mais fortes e pele macia”. Além disso as laranjas são ótimas aliadas contra a psoríase, uma doença de pele.
Verde
O que ingerir: Espinafre, maçã verde, melão, brócolis, repolho, couve-de-bruxelas e abacate.
Por quê: O leite pode fazer bem ao corpo, mas o espinafre o deixa ainda melhor. Os alimentos verdes costumam ter concentrações maiores e de melhor absorção de cálcio do que os produtos derivados do leite. Eles ainda contêm luteína e zeaxantina, fitoquímicos importantes para a visão. “Sem falar da clorofila presente nos produtos verdes, que são ótimos desintoxicantes”, alerta Carolyn. “As algas, especificamente, representam um importante nutriente para mais de 325 atividades químicas do seu corpo!”. O segredo é: quanto mais escuro for o alimento verde, mais nutritivo ele será.
Branco
O que ingerir: Pêra, banana, couve-flor, batata, cogumelo, cebola e alho.
Por quê: Quando sentir necessidade de relaxar, coma uma cebola. O bulbo aromático, como a maioria dos vegetais esbranquiçados, é rico em alicina. “Esse poderoso antioxidante é famoso por combater a pressão alta e os altos níveis de LDL”, explica a médica. As frutas e os vegetais mais opacos carregam nutrientes que parecem estimular as células B e T do seu corpo, auxiliando todo o seu sistema imunológico. “Não podemos nos esquecer das bananas e das batatas, que carregam alta concentração de potássio, para um coração mais saudável”, lembra ela.
Azul e roxo
O que ingerir: Amora, ameixa, uva roxa, beterraba, repolho roxo e berinjela.
Por quê: Já houve época em que as frutas arroxeadas costumavam ser ignoradas pelos nutricionistas devido ao seu baixo teor de vitamina C. Hoje, esse mesmo grupo de especialistas recomenda a ingestão de 1 a 2 copos dessas frutas por dia. Por quê? “Elas são ricas em antocianina, que ajuda a reduzir o risco de pressão alta e a melhorar a saúde do coração”, explica Carolyn. As frutas e os vegetais arroxeados também são ricos em fibras e carregam antioxidantes, já tendo comprovado a redução de riscos de alguns tipos de câncer masculinos. E o melhor de tudo é que esses alimentos são pobres em calorias, ou seja, pode comer bastante que você não irá engordar.
Por Robert Ringborn For Men's Life Today • Robert Ringborn escreve para várias revistas sobre assuntos que vão desde saúde e tecnologia até crimes e finanças.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.