Plantão

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Alimente a sua barba com uma boa nutrição


Não tem nada que você possa fazer em relação às entradas em seu cabelo -- somente esbravejar contra a sua herança genética. Já a sua barba, é uma outra história.  "O estado do seu pelo facial corresponde diretamente à saúde de seu corpo”, atesta o nutricionista Jim White da American Dietetic Association, acrescentando:  “Os mesmos nutrientes que têm um efeito positivo sobre o nosso coração e outros órgãos importantes também podem beneficiar nossa pele e nosso cabelo”.

Em outras palavras, você é o que você come. Portanto, se estiver se alimentando corretamente poderá ficar com uma barba mais brilhosa, macia e com a aparência de bem-cuidada. Perguntamos ao nutricionista que vitaminas são essenciais para a saúde dos pelos e do cabelo, o que elas fazem e como acrescentá-las à sua dieta. Veja o que ele disse.

VITAMINA A E BETACAROTENO
Como elas transformam sua barba:  “A vitamina A mantém e repara o tecido da pele”, diz o nutricionista, completando:  “E manter sua pele saudável fará com que o pelo cresça de uma forma melhor”. Betacaroteno é uma substância que, quando processada pelo organismo, é transformada em vitamina A. A melhor forma de conseguir essa vitamina é consumindo alimentos ricos nesse nutriente.
Onde encontrá-los:  a vitamina A é encontrada no leite, queijo, manteiga e gema de ovo. O betacaroteno é encontrado em verduras e frutas que tenham a cor amarela ou laranja, como cenoura, abóbora, batata doce e mamão. Além disso, uma boa fonte dessa substância são as folhas escuras, como espinafre e couve.

VITAMINA C, VITAMINA E, VITAMINA A
Como elas melhoram a sua barba:  as vitaminas C e E são responsáveis pela produção do sebo, um óleo natural que é fabricado em nosso corpo. O sebo tem a função de lubrificar nossos pelos, fazendo com que eles pareçam mais grossos e brilhantes. Além disso, a vitamina C auxilia no crescimento dos tecidos corporais, incluindo aqueles que compõem a nossa pele e folículos pilosos.
Onde encontrá-las:  frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, caju, tangerina, entre outras), pimentões e brócolis são ótimas fontes de vitamina C. Óleo de gérmen de trigo, amêndoas, sementes de girassol, óleo de cártamo, manteiga de amendoim, óleo de milho, espinafre, brócolis e manga contêm quantidades elevadas de vitamina E.

PROTEÍNA
Como elas melhoram a sua barba:  nossa pele e cabelo são compostos principalmente por queratina, uma proteína estrutural composta por aminoácidos. Como nós não produzimos aminoácidos por conta própria, precisamos comer proteína para que nosso corpo a converta em aminoácidos.  
Onde encontrá-la:  coma bastante peixe, carnes magras, aves, ovos, arroz, feijão e leite.

VITAMINAS B6, B12 E BIOTINA
Como elas melhoram sua barba:  vitaminas do complexo B ajudam o seu corpo a sintetizar a proteína que você come, fazendo com que ele construa novas células para a pele e o cabelo. Comer uma boa quantidade de alimentos ricos em vitamina B, explica o nutricionista, ajuda a reduzir o estresse que muitas vezes pode causar a perda de cabelo.
Onde encontrá-las:  peixe, aves, carnes magras, ovos, nozes e grãos integrais, como arroz integral e aveia, são repletos de vitaminas do complexo B. Alguns alimentos ricos em vitamina B12 são carne bovina, leite, queijo e gérmen de trigo.

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3
Como eles melhoram a sua barba:  os ácidos graxos são um verdadeiro combustível do crescimento em geral, incluindo o dos pelos. Eles também protegem as membranas celulares, ajudando a prevenir bigode e barba de ficarem secos e quebradiços.  
Onde encontrá-los:  dê um jeito de fazer com que peixes gordos como o salmão entrem em sua dieta. Procure ingerir óleo de linhaça e nozes.

Quer ficar com a barba ainda mais bonita? Claro que sim! Suplementar essa alimentação balanceada com um multivitamínico, ou quaisquer dos nutrientes individuais listados acima, pode fazer a diferença. Mas não exagere:  seu corpo é capaz de se livrar de qualquer excesso ingerido de vitaminas solúveis em água (como a vitamina C ou B12), mas irá armazenar as vitaminas lipossolúveis como a vitamina A. E doses excessivas de vitamina A podem gerar perda de cabelo. Consulte o seu médico sobre as dosagens mais adequadas e logo você estará no caminho certo para ficar com bigodes mais atraentes do que os do Gato de Botas.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates