Plantão

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais de um milhão de pessoas presentes na parada gay do Rio de Janeiro

A 16ª Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro reuniu mais de um milhão de pessoas neste domingo na praia de Copacabana, segundo os organizadores. Quinze trios elétricos animaram os participantes, que aproveitam a passeata deste ano para pedir um combate mais efetivo à violência contra os homossexuais.

Segundo Julio Moreira, presidente do Grupo Arco-Íris, organização não governamental que promove a parada, o tema deste ano - Somos Todos Iguais Perante a Paz: Toda Forma de Violência Deve Ser Crime - tem por objetivo pressionar o Congresso Nacional a aprovar leis contra a homofobia.

“O Congresso Nacional até hoje não aprovou nenhuma lei que torne crime a homofobia, como existe uma lei que pune o racismo. É uma questão crucial essa lei ser aprovada, tendo em vista que, a cada dois dias, um homossexual é assassinado no Brasil e o índice de assassinatos vem aumentando anualmente”, disse.

O deputado Jean Willys (PSOL-RJ) disse que a parada é um momento de o gay se colocar “do jeito que ele é”. “A primeira impressão da parada é a união de todas as tribos do mundo gay. Estamos aqui para pedir paz. Temos que sair do silêncio. Paz sem voz não é paz, é medo, já cantou o poeta. Me sinto um defensor dos direitos humanos”, destaca.

Nem o governador Sérgio Cabral, nem o prefeito Eduardo Paes, compareceram ao evento. As informações são das agências Brasil e Rio.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates