Plantão

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Monogamia pode estar associada à felicidade; promiscuidade, à depressão

A monogamia pode estar associada a felicidade, enquanto a promiscuidade à depressão, aponta estudo divulgado pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos. Há três meses do Supremo Tribunal Federal reconhecer a união homossexual no Brasil, os sociólogos Mark Regnerus e Jeremy Uecker, realizadores da pesquisa, podem pôr em xeque o futuro dos gays, já que muitos formadores de opinião dão conta de que gays não conseguiriam manter um parceiro estável.

Os pesquisadores estudaram o comportamento sexual de jovens entre 18 e 23 anos e encontraram uma relação entre controle da sexualidade e bem-estar emocional, entre a monogamia e a felicidade e entre a promiscuidade e a depressão. Regnerus e Uecker se basearam em conceitos como "rituais sexuais" (as regras não escritas da sociedade que guiam o comportamento sexual) e "economia sexual" (uma teoria que sugere a escassez de homens), que contribuem o aumento da "demanda" por parte das mulheres e diminuem o "valor" dos elos de compromisso em uma relação.

O jornalista do New York Times, Ross Douthat, é um defensores desses conceitos, afirmou em sua coluna que a associação "monogamia-felicidade" está mais presente mais nas mulheres nas relações heterossexuais e que a união com os homens tem como finalidade os filhos. Ele diz ainda que a relação entre gays tende a fracassar uma vez que prejudica a instituição.

O escritor John Corvino Douthat respondeu ao jornalista em sua coluna no The Gay Moralist, afirmando que não há risco para o casamento hetero se gays também casarem. "Permitir o casamento gay não vai mudar o fato de casais hetero produzirem bebês ou que seus relacionamento incluam uma mulher", escreveu. Ele acrescentou que metade dos homossexuais também são mulheres. As informações são do SentidoG.

Fica a reflexão: os casamentos gays, que não têm por finalidade a procriação, estariam fadados à depressão?

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates