Plantão

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Casal gay: Globo diz que não censura Insensato Coração porque é dona da obra

Depois de ser revelado que a Globo pretendia "esfriar" o relacionamento gay dos personagens Eduardo (Rodrigo Andrade) e Hugo (Marcos Damigo) na novela Insensato Coração, a emissora voltou atrás e nega censura. Ontem a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) fez uma mobilização contra a censura no texto dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

"Ressaltamos que nossas telenovelas não são obras de terceiros. Pertencem à TV Globo, que contrata autores para escrever as suas histórias, com o desafio de leva ao ar a todos os brasileiros. Logo, não se pode falar em censura porque o texto é nosso", diz trecho da nota divulgada pela emissora. Ou seja, não estão censurando pois a obra é dela e os autores devem escrever aquilo que a empresa determina.

Segundo a revista Veja, o texto também cita o psicanalista Freud para dizer que a sexualidade é um assunto da esfera individual e, por isso, não caberia à emissora fazer publicidade de preferências individuais. O que é estranho à Globo afirmar isso, pois em praticamente todos os programas a heterossexualidade está presente, quase podendo ser associada à "normalidade" e "padrão social". Quantas cenas de sexo (claro, não explícitas) foram mostradas entre homem e mulher em telenovelas, minisséries e filmes? Bom, a desculpa não colou. Vivemos em uma sociedade complexa, com múltiplas identidades de gênero.

"Nossas tramas registram a afetividade e o preconceito, mas não cabe exaltação. Cabe, sim, combater a intolerância, o preconceito e a discriminação, o que temos estimulado cotidianamente inclusive por meio de campanhas." A emissora ressaltou ainda à Veja que tem uma "audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências" para justificar a decisão de "delinear a ousadia criativa" dos autores da novela.

Na semana passada, o ator Rodrigo Andrade postou em seu twitter que não sabia porque suas cenas com Marcos Damigo e Sueli Cardoso, que faz sua mãe na trama, estavam sendo cortadas. "Pessoal seguinte, eu não sei porque foram cortadas a cenas que fiz com o Marcos Damigo e com a Louise Cardoso. Não sabemos de nada que está acontecendo, não sabemos porque não foi ao ar!", postou ele. A coluna "Outro Canal" do jornal Folha de S.Paulo revelou ontem que a Globo tinha resolvido acabar com a história do casal gay na novela.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates