Plantão

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rio Grande do Sul entra na luta contra a homofobia


O Brasil é um território livre de homofobia desde o início do ano, quando o governo federal lançou um selo. O Rio de Janeiro foi o primeiro Estado a também levantar essa bandeira, em maio. Agora é o Rio Grande do Sul que abraça a causa e lançou uma campanha contra a violência a homossexuais.

O governador Tarso Genro, acompanhado pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário apresentou nesta segunda-feira a campanha "Rio Grande Sem Homofobia". Ele também assinou os decretos que instituem a data de 17 de maio como Dia Estadual contra a Homofobia e a inclusão do nome social de travestis e homossexuais nos registros públicos do Estado. Tarso também oficializou a convocação da 2ª Conferência Estadual LGBTs, que ocorrerá em setembro. O Estado ainda fechou uma parceria com a Fundação de Recursos Humanos para formação e captação dos servidores públicos para atender a comunidade LGBTs.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, destacou que as ações têm por objetivo não só reduzir a violência e a discriminação contra LGBTs, mas também têm um caráter preventivo, elogiando a iniciativa. "O Rio Grande do Sul é pioneiro, é um Estado que diz não à homofobia, à discriminação", completou a ministra. Rosário aproveitou para salientar a importância do Disque Direitos Humanos. Conforme ela, 12% das denúncias recebidas pelo Disque 100 são de homofobia. O selo "Faça do Brasil um Território Livre de Homofobia" será afixado em órgãos públicos e privados justamente para divulgar o número para denúncias de violação aos direitos humanos.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates