Plantão

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Anvisa aprova a vacina contra HPV para homens até 26 anos

Está aprovado o uso da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) para homens. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que as pessoas do sexo masculino poderão ser imunizadas entre 9 e 26 anos, depois de estudos apresentados pela empresa Merck SharpDohme.

A vacina quadrivante será a mesma utilizada em mulheres, atua contra os tipos 6, 11, 16 e 18 da doença e terá efeito na prevenção de verrugas genitais externas. Ainda não foi revelada a eficácia do medicamento para a prevenção de lesões pré-cancerosas genitais, câncer peniano, perineal e perianal ou câncer anal.

Em março deste ano, uma pesquisa publicada pela revista científica Lancet, com 1.159 homens no Brasil, México e Estados Unidos mostra que metade da população masculina está infectada com o vírus.

Mas circuncisão não previne o HPV? Leia aqui.

O HPV, que é sexualmente transmissível, pode causar câncer tanto em homens quanto em mulheres. No entanto, doenças mais graves, derivadas do HPV, são mais recorrentes no sexo feminino: o vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero.

Segundo especialistas, a doença é transmitida por contato sexual. Quando se usa o preservativo, evita-se o contato pele-mucosa, e diminui muito o risco. Entretanto, a camisinha não é 100% eficiente porque as pessoas só colocam o preservativo no momento da penetração, e apenas o contato das áreas genitais pode transmitir o vírus.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates