Plantão

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Corpo à mostra, mas cuidado: pele e olhos necessitam de atenção


Sol, calor, praia... tudo pronto para ir tirando a roupa e se divertir no litoral (ou mesmo na piscina). Mas com calma, pois a pele e os olhos ficam permanentemente expostos e precisam de cuidados especiais.
O médico coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Santa Paula, de São Paulo, Guilherme Maia, alerta que nesta época do ano a ocorrência de micose aumenta, principalmente em locais em que não se exige o exame médico.

“Frequentadores de clubes, hotéis e academias devem usar chinelos até mesmo nas dependências dos vestiários, enquanto tomam uma ducha. Como cuidados gerais, todos devem secar muito bem entre os dedos dos pés e as virilhas após o banho”.

Já nas praias, o grande problema de pele é o bicho geográfico. Areias frequentadas por cães têm grande potencial de contaminação. Evite andar descalço na praia, não entre no mar quando há indicações de estar impróprio para banhos e limite a exposição ao sol aos horários saudáveis (até 10 e depois das 16 horas), sempre usando protetor solar.

O diretor do Eye Care Hospital de Olhos, oftalmologista Renato Neves, acrescenta que as "piscinas sem tratamento, com excesso de cloro, sujeira, ou mesmo lotadas, oferecem grande risco de contaminação. Da mesma forma, praias consideradas impróprias para banho não oferecem a mínima segurança para os olhos".

"Além do próprio calor, o uso compartilhado de piscinas, ou mesmo de toalhas e roupas, costuma desencadear infecções oculares", comenta. Ele salienta que tanto na conjuntivite viral quanto na bacteriana, o paciente apresenta olho avermelhado, sensação de irritação e excesso de lágrimas.

A conjuntivite causada por bactéria, entretanto, provoca uma secreção amarelada e é comum o paciente acordar com os olhos 'colados'. O tratamento costuma durar uma semana, fazendo uso de colírio de antibiótico. Já no caso da conjuntivite viral, os sintomas são tratados com colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, além de compressas geladas.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates