Plantão

sábado, 6 de fevereiro de 2010

No carnaval, não dá para esquecer de por a camisinha na parada

O Ministério da Saúde lançou neste sábado uma campanha para conscientizar jovens, principalmente gays, sobre a importância do uso de camisinhas para evitar a Aids. Em vídeos bem humorados, o governo mostra uma camisinha chamando atenção dos adolescentes. Depois de o rapaz frisar que o pretendente "é um gato", o preservativo, com a voz da Luana Piovani, orienta: "Olha lá hein, me põe nesta parada. Não é porque ele é gato que você vai me esquecer. Vai que é seu, arrasa."

Apesar da brincadeira, o assunto é bem sério. Os números mais recentes da Aids no Brasil mostram que a principal forma de transmissão entre homens, dos 13 aos 24 anos, é a homossexual. Entre os fatores que explicam a vulnerabilidade, está o preconceito, tanto na escola, quanto na família.

A pesquisa aponta ainda que dos 13 aos 19 anos há mais casos de Aids por transmissão homossexual (39,2%) do que heterossexual (22,2%) entre os meninos. Essa tendência é diferente do que ocorre quando se observa todos os casos de Aids adquiridos por transmissão entre homens – 27,4% homossexual e 45,1% heterossexual.

Entre 2000 e junho de 2009, foram registrados no Brasil 3.713 casos de Aids em meninas de 13 a 19 anos (60% do total), contra 2.448 meninos. Na faixa etária seguinte (20 a 24 anos), há 13.083 (50%) casos entre elas e 13.252 entre eles. No grupo com 25 anos e mais, há uma clara inversão – 174.070 (60%) do total (280.557) de casos são entre os homens.

2 comentários:

  1. A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.
    Para mais informações Fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, blogueiro(a)!

    Na próxima semana, dia 1º de dezembro, o mundo todo celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

    Abrace essa causa! Milhões de pessoas lutam, todos os dias, com um grande problema: o preconceito. Viver normalmente com o vírus HIV é possível, é real, e está cada vez mais comum.

    Abrace esta causa! Utilize seu blog, seja parceiro dessa campanha, e mostre a todos que você também acredita em um mundo sem preconceitos: SOMOS IGUAIS!

    Para ter acesso ao material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates