Plantão

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Higiene e visita ao urologista evitam câncer e a amputação de nosso amigão

Quem tem sido seu companheiro em muitos momentos de diversão e prazer também merece uma atenção especial. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lançou nesta semana uma campanha para desmistificar a saúde do homem, focando principalmente a necessidade de boa higiene no pênis para prevenir doenças, principalmente o câncer, em todas as fases da vida. A ação também estimula a visita regular ao urulogista e evita, em casos mais críticos, a amputação do órgão.

De acordo com levantamento feito pela SBU em 2007, o câncer de pênis é uma doença muito frequente no Brasil, atingindo pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no pênis.

"Os homens devem ficar atentos a qualquer tipo de lesão no pênis. Devem lavar o órgão genital diariamente e principalmente após relações sexuais. Uma pequena ferida pode ser um tumor maligno que se não cuidado pode evoluir atacando os canais linfáticos o que pode ocasionar não só a amputação do órgão, como também dos membros inferiores", alertam especialistas da SBU. De acordo com os médicos, são realizadas por ano cerca de mil amputações de pênis pelo SUS em função da doença.

Tire suas dúvidas

O que é o câncer de pênis?
Um tumor que acomete o órgão sexual masculino. Pode começar como uma ferida que não se cicatriza.

Quais são as suas causas?
Suas causas estão relacionadas à irritação crônica da glande (cabeça do pênis) por má higiene, fimose ou doenças sexualmente transmissíveis como o HPV. O esmegma, que é uma secreção das glândulas do pênis, pode ser irritante e pode ajudar no desenvolvimento do câncer. Por isso é importante a limpeza do órgão após relações sexuais.

O que é fimose?
É a impossibilidade de retrair o prepúcio, ou seja, de puxar para trás a pele que recobre a cabeça do pênis.

É possível prevenir a doença?
Sim. É um dos poucos cânceres que pode ser evitado. É preciso lavar o pênis diariamente com água e sabão, principalmente após relações sexuais ou masturbação. Ensinar ao menino, desde cedo, como fazer a higiene do pênis (é preciso puxar o prepúcio para trás e limpar a glande). Durante o banho, puxe a pele e verifique se há alguma lesão na região.

Quais são os sintomas do câncer de pênis?
Ferimentos que não cicatrizam mesmo após tratamento médico; caroços que não desaparecem mesmo após tratamento e que apresentam secreções e mau cheiro; vermelhidão ou coceira duradouras na glande (cabeça do pênis); manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação em áreas do pênis; surgimento de tumores no pênis ou na virilha (íngua).

Como é o tratamento?
É cirúrgico. Dependendo do estadiamento será adotado um procedimento. Quanto mais cedo o diagnóstico, menor a mutilação.

É possível reconstruir o pênis caso seja necessária a amputação?
Dependendo do caso sim, por meio de enxerto do antebraço e coxa.

Quem eu devo procurar?
Um urologista.

NR: Concordo com a campanha lançada pela SBU e apoio, entretanto questiono o atendimento dado pelos urologistas. Já consultei algumas vezes e alguns amigos também, mas todos tivemos a mesma impressão: os médicos têm nojo de realmente examinar nosso amigão, fazendo na maioria das vezes, o dignóstico à distância. Daí, a situação que já é constrangedora, se torna traumática.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates