Plantão

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Bento deixou estatísticas: 43,3% dos brasileiros estão acima do peso


Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que 43,3% dos brasileiros estão a cima do peso e outros 13% são obesos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera com sobrepeso as pessoas que estão com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 25, e obesas as que têm IMC a partir de 30. A pesquisa aponta ainda que, das 27 cidades pesquisadas, Porto Alegre é a que apresenta maior frequencia de excesso de peso em adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do peso. A capital gaúcha também lidera o ranking quando o assunto é obesidade – 15,9% dos adultos estão com IMC acima de 30 kg/m² . Já Teresina é a cidade em que há menor quantidade de pessoas acima do peso (36,6%), embora o menor número de obesos esteja em São Luís (MA), onde 9,5% são obesos.

O ator (Juca, de A Favorita) e apresentador (do Jornal da MTV), Bento Ribeiro, é um exemplo de que é possível alterar a situação de obesidade e ficar com tudo em forma. Ele revelou à revista TPM que era o único dos quatro irmãos obeso, chegando a usar manequim 56 (!). “Comia que nem animal, era doença. Não bebia, não fumava, comida era minha droga. Não tinha vida social”, relatou à publicação. Ele só começou a curtir a vida três anos depois de fechar a boca, quando atingiu 89 quilos. Com o tempo - e muito exercício na academia - ele chegou aos 75kg, que hoje mantém com corridas e malhação. [Só para constar: Bento é filho do escritor João Ubaldo Ribeiro].

Como calcular o IMC
Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado em metros. O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright © 2013 H de Homem
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates